O livro dos milagres

Há algum tempo eu não faço resenhas, e já havia prometido resenhar esta obra. Então, segue um pouco sobre “O Livro dos Milagres“, de Carlos Orsi, publicado pela editora Vieira & Lent em 2011.

Você certamente já ouviu falar do Sudário de Turim, de imagens de santas que choram, de relíquias de santos católicos, que rezar (ou orar, como queiram) pode melhorar a saúde de alguém ou até mesmo curá-lo, não é mesmo? Mas alguma vez já parou para pensar se isso é fato ou mito? Por que será que antigamente se relatavam milagres extremos, como cura de leprosos ou ressurreições e hoje esses milagres ficam mais restritos?

Estes e outros assuntos são abordados em “O livro dos milagres” de Carlos Orsi. Com uma narrativa bem descontraída e simples, o autor segue por estes temas cabulosos trazendo à tona explicações plausíveis e não sobrenaturais.

Ao pegar o livro, o leitor familiarizado com a literatura de divulgação científica já vai perceber sua inspiração: um fundo negro com uma vela acesa. Uma alusão ao livro do magnífico divulgador de ciência, o falecido Carl Sagan – O mundo assombrado pelos demônios; a ciência vista como uma vela no escuro”. Se você não tem a mínima curiosidade em saber como se pode explicar as curas “milagrosas”, exorcismos, estigmas e vários outros fenômenos através do conhecimento acumulado há anos pelos cientistas, e acha que a fé em si é suficiente para explicar tudo, então nem pegue o livro. Agora, se você tem pelo menos um pouquinho de dúvida ou curiosidade, vale a pena. Como eu acredito que o ser humano é um ser curioso (pelo menos na infância), eu acho que você já começou a ficar com um pouco de vontade de ler o livro.

Vale ser destacado que não é uma mera opinião que está sendo exposta na obra. Para cada um dos temas abordados nos 16 capítulos há informações sobre o contexto da época, questões históricas ou científicas relevantes para a compreensão dos fenômenos como eles são (ou foram) e não como milagres que não podem ser explicados. É óbvio que a ciência não tem explicação para tudo atualmente, mas já se pode tirar boas conclusões e predizer o resultado de novos fatos através do que se sabe.

Em suma, trata-se de uma leitura agradável (talvez não para alguns) e rápida. Um livro que você chega ao final e se pergunta: Já?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.