Divulgação científica será estimulada pelo CNPq

Ok, isto não é mais novidade. Há cerca de um mês o CNPq comunicou que estimulará a divulgação científica através da implantação de uma aba na Plataforma Lattes, o currículo online dos pesquisadores, onde poderão ser inseridas as atividades de divulgação científica dos mesmos. O CNPq afirma que estes dados serão utilizados nas avaliações para concessão de auxílios à pesquisa.

O comunicado completo inclui o seguinte:

O novo item de avaliação do CNPq terá em conta o que os cientistas fazem para levar seu trabalho ao público e para promover a educação científica. O CNPq avaliará na aba divulgação, por exemplo, se os cientistas têm blogs pessoais sobre ciência, se divulgam à mídia os resultados dos seus trabalhos, se proferem palestras ou participam de feiras de ciência em escolas, por exemplo. Se antes se valorizava apenas a atividade acadêmica cientifica do profissional na hora de avaliar o seu desempenho, hoje o pesquisador precisa se conscientizar da importância de se fazer divulgação.

Bom, aí é que eu quero ver. O assunto está fazendo um mês mas, pelo menos no meu Currículo Lattes não há nada novo. Acho que ainda não implantaram a aba. Outro ponto. Como irão pontuar tais atividades? As publicações tem Fator de Impacto, índice H, Qualis e vários outros meios de se quantificar e qualificar cada ítem, mas e a produção em divulgação científica? Estes critérios permanecerão tão obscuros quanto toda a avaliação por pares dos editais de auxílio que o CNPq faz?

Acho a idéia excelente. Já percebi até uma certa marginalização e deboche contra cientistas que fazem divulgação científica. Este talvez seja o primeiro ato para uma mudança de pensamento. Mas ainda estou pagando pra ver como isso vai acontecer.

3 thoughts on “Divulgação científica será estimulada pelo CNPq

  1. Imuno Cast ha detto:

    Rubens,
    acreditamos que seja uma tendência sim, principalmente por ofertar outros recursos além dos textos escritos, o que pode ampliar o acesso e o alcance de determinado conteúdo. O novo curriculum Lattes, liberado no mês de julho tem alguns itens adicionais para divulgação e comunicação científica e extensão. Pensando em divulgação científica sobre componentes do sistema imune presentes no leite materno, estamos desenvolvendo o Imunocast (http://imunocastufu.blogspot.com.br/), que é blog e episódios em podcast elaborados por equipe multidisciplinar dos cursos de biomédicas e jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Com 1 mês de publicação já estamos com perto de 1.000 acessos! Divulgar ciência é o nosso objetivo!
    Abraços,
    Mônica Sopelete e MIrna Tonus

    1. Rubens Pazza ha detto:

      Obrigado Mônica e Mirna pelo comentário.

      Vou incluir o Imunocast na minha lista de links. Parabéns pela iniciativa!

      Finalmente o novo Lattes está no ar (muito bonita a interface, por sinal). Resta agora saber como vão utilizar estas informações nas avaliações.

      Abraço,
      Rubens.

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.