Dia do Saci ou Halloween?

Nada contra o Saci, e acho que ele merece sim uma data e uma comemoração especial. Agora, se apropriar de uma tradição já estabelecida em outros lugares e que aos poucos tem chegado ao Brasil, só para dar o “ar nacional” é uma necessidade que ainda não estou convencido.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma festa já bastante sincrética. Apesar das origens pagãs parece ter sido incorporado ao cristianismo como a véspera do dia de todos os santos (algo que os cristãos tomaram dos templos romanos de todos os deuses, diga-se de passagem). Para quem quiser mais informações sobre as origens da data, sugiro este link, da BBC. Enfim, é uma festa comemorada desde o século XVIII e só chegou tardiamente ao Brasil, geralmente nas escolas de idiomas.

E o saci? O saci faz parte do folclore nacional, imortalizado nos escritos de Monteiro Lobato. Merece uma data comemorativa? Com certeza! Merece até festa, como acontece em São Luiz do Paraitinga desde 2003. Mas aí fazer uma data comemorativa para o Saci bem no Dia das Bruxas? A wikipedia informa o seguinte sobre o Dia do Saci:

O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo deputado federal Chico Alencar, (PSOL -RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT – SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao “Dia das Bruxas”, ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro.

Isso demonstra que a data foi deliberadamente escolhida justamente para contrapor à tradição celta do Dia das Bruxas. Isso é algo completamente sem sentido! A intenção, aparentemente, foi se apropriar de um costume já estabelecido, fazendo com que ele soe como outra coisa.

Já vimos algo assim há muito tempo, em várias outras comemorações como o Natal e Páscoa, por exemplo. A Igreja fez exatamente a mesma coisa. E qual o problema disso? Ora, podemos impor uma cultura matando outra? Custa muito deixar o Halloween como está e fazer o Dia do Saci em outra data? Tradições se criam e costumes se alteram com o tempo, mas uma coisa é o fluxo natural levar a novos direcionamentos (como os bailes de carnaval que atualmente se parecem muito mais com bailes funk do que com os carnavais de antigamente onde o samba de raiz era o costume) outra coisa é tentar empurrar por decreto.

É bom valorizar a cultura dos primeiros habitantes do nosso continente (segundos habitantes, na verdade), mas não é necessário dominar a cultura do Dia das Bruxas para isso.

Assim, se a moda é banir a cultura externa se apropriando dela para comemorar nossos mitos locais, proponho que se mude Natal e Páscoa, bem como os dias dos santos católicos e demais festas religiosas católicas, pois temos mitos e personagens o suficiente para se apropriar dessas festividades. Natal, por exemplo, poderia ser o dia de Tupã e poderíamos trocar o coelhinho da Páscoa por Mboi. Que tal?

 

 

 

1 thought on “Dia do Saci ou Halloween?

  1. Claro que Halloween e muito melhor,dia do saci foi inventado muito depois,esse dia podia muito bem ser celebrado outro dia,não justamente em uma das melhores festas do ano

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.