Calculando o número de faltas com listas de presença

Utilidade pública para professores que passam lista de chamada em folha assinada pelos alunos, só com nomes e números de matrícula (ou registro).

Hoje tive que lançar faltas de quatro aulas (quatro dias diferentes) e com cerca de 100 alunos na sala eu não faço chamada oral, eles assinam uma lista de presença. É mais fácil imprimir uma lista a partir do sistema, com nome e matrícula de cada aluno e cada dia eles assinam no local correspondente. Depois é só somar as linhas em branco. Mas se você é esquecido como eu, você não imprime essa lista. Aí tem que fazer algum aluno retirar uma página do caderno e fazer aquelas listas de presença maravilhosas, só com nomes e matrículas (quando eles não esquecem).

Mas e aí? Como lançar isso? Bom, quando são poucos alunos é só ir colocando presença na sua lista impressa conforme a lista assinada. O problema é quando são muitos, pois isso demanda um tempo considerável (o mesmo vale para passar a nota da prova para o sistema).

Cada dia tem um número diferente de alunos, então simplesmente digitar as matrículas dos presentes em uma planilha me dá justamente isso, as matrículas dos presentes, mas não me diz quem não está (no nosso sistema lançamos apenas número de faltas totais do semestre da disciplina, não precisamos registrar presença/ausência por dia de aula). Então encontrei pela internet uma fórmula que usa a função SE e CONT.SE do Microsoft Office Excell. No Libre Office Calc foi a mesma coisa. Apenas ajustei para as necessidades da minha planilha. A fórmula foi essa:

=SE(CONT.SE(B:B;A3)=1;A3;2)

Na primeira coluna coloquei a lista do número das matrículas de todos os alunos, nas seguintes as matrículas dos presentes. A fórmula conta quantas vezes na coluna B existe o número da matrícula que está na célula A3 e se for pelo menos um, ele copia o valor da célula A3, ou seja, a matrícula do primeiro aluno. Caso contrário, ele coloca o valor 2, que é o número de faltas do dia. Depois foi só copiar a célula com esta fórmula e colar nas células seguintes até a última célula da coluna. E fazer o mesmo para as demais colunas com os outros dias de aula, sempre ajustando qual a célula padrão, a da matrícula.

Feito isso foi a vez de usar uma soma condicional. Usei a fórmula:

=SOMASE(F3:I3;2)

Ela faz a soma condicional, entre as células F3 e I3, desde que o valor seja 2 (não quero somar o número de matrícula). Então obtenho o resultado que é o número de faltas. Na figura acima tem o print do formulário e caso tenha interesse, só baixar o arquivo em formato de Excell ou Calc.

Espero que seja útil e mais fácil para vocês do que foi pra mim, que nunca fiz curso de Excell.

Formulário de notas em Excell:

Formulário de notas em Calc:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.