Sir David Attenborough denuncia ameaças ao salmão nativo

Segundo o Daily Mail, Sir David Attenborough expôs os problemas do cultivo de salmão que ameaçam as populações nativas, principalmente na Escócia. Segundo ele “as barragens bloqueando rios, a superexploração, poluição das águas, disseminação de parasitas, doenças e escape de peixes das fazendas… tudo isso, juntamente com os efeitos inevitáveis das mudanças climáticas, são ameaça à sua sobrevivência” (tradução livre).

Há muitos anos no Brasil se discute os problemas das barragens e outras questões antrópicas na reprodução e na população de peixes nativos. Para piorar, temos o problema grave da introdução da tilápia e outros peixes exóticos que se espalharam pelos rios brasileiros. Escape de tilápias de criadouros é muito comum e o impacto nas comunidades nativas é sempre subestimado.

Para piorar, ainda está crescente o uso de tanques-rede, que usam grandes reservatórios como as represas de hidrelétricas para cultivar quantidades confinadas imensas de tilápias, com um enorme potencial para espalhar doenças e parasitas para as populações nativas.

Enfim, sir David está correto em fazer o apelo, e no Brasil deveríamos dar mais atenção para esse problema. Peixes são excelentes fontes nutricionais, mas precisamos estar atentos à forma como são produzidos, pois são uma de nossas maiores riquezas em se tratando de biodiversidade.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.