CUIDADO! Contém DNA.

No ano passado todos ficamos apreensivos com as pesquisas que demonstraram que apenas 5% dos brasileiros conseguem usar aspectos científicos para resolver as questões do cotidiano e que uma considerável parcela de nossa população é analfabeta científica.

A boa notícia (se é que há boa notícia nesse aspecto) é que não estamos sozinhos. Pesquisadores da universidade de Oklahoma nos EUA fizeram uma pesquisa sobre hábitos alimentares e perguntaram às pessoas sua opinião sobre alguns temas específicos, como a proibição da venda de maconha (apoiada por 46,65% dos entrevistados), taxação de alimentos ricos em açúcar, proibição da venda de leite cru, entre outros.

E o que foi realmente estarrecedor? Mais de 80% dos entrevistados é favorável à rotulagem de alimentos contendo DNA. Sim, isso mesmo. A molécula responsável pelas características hereditárias e que está presente em 100% dos organismos vivos, ou seja, em qualquer coisa que chamemos de comida.

O Washington Post fez uma brincadeira sobre um possível aviso nos rótulos (tradução livre):

CUIDADO: Este produto contem ácido desoxirribonucleico (DNA). O Ministério da Saúde determinou que o DNA está ligado a uma variedade de doenças em animais e humanos. Em algumas configurações, é um fator de risco para câncer e doenças cardíacas. Mulheres grávidas estão muito suscetíveis a passar o DNA para suas crianças.

Já pensaram?

Bom, vocês devem lembrar das propagandas do xampu com DNA vegetal, não? Pois aqui tem um outro.

Enfim, um mínimo de conhecimento de ciência em geral pode impedir-nos, pelo menos, de pagar estes micos.

1 thought on “CUIDADO! Contém DNA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.