Como alavancar a divulgação científica via blogs no Brasil?

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Share on TumblrEmail this to someoneDigg this

A discussão sobre os problemas da diminuição das postagens, bem como na falta de novos blogs tem sido bem interessante. Mas e agora, qual o próximo passo? Minha contribuição: Bolsão de Blogs.

Além do Twitter, vários blogs entraram em jogo comentando e discutindo. Um dos últimos foi o Rainha Vermelha, que além de todos os links que não vou repetir aqui, faz uma interessante análise sobre o papel e a utilidade da divulgação científica via blogs.

Com toda a discussão veio a pergunta do Luciano Queiroz – “Quais as soluções para resolver o problema?”

Uma das ideias seria buscar alternativas para aumentar a visibilidade. Surgiu a ideia de um agregador, algo que reunisse, via feeds, as postagens mais recentes. Luiz Bento e Roberto Takata buscaram algumas alternativas.

Tendo em vista a dificuldade encontrada por alguns colegas em serviços gratuitos, montei um agregador no Biologia na Web, que estava jogado às traças há algum tempo. Nasceu assim o Bolsão de Blogs (até encontrar um nome melhor). Ainda está em fase beta. Utilizo um plugin do WordPress que permite boa customização, mas para melhorar o visual precisaria de alguém que entende de css e php para mexer no template. Em breve arrumo um subdomínio para facilitar.

A ideia não é reproduzir os textos (o plugin permite isso, de acordo com a configuração do RSS de cada feed), mas apresentar as atualizações em uma única página, a partir da qual o leitor acessa o texto original. Não sei se é exatamente o que o Filipe Saraiva quis dizer com planet para os blogs.

A pergunta permanece, mas agora é possível acompanhar vários blogs em uma única página. Sugestões, críticas e comentários são bem vindos. E continue contribuindo com a discussão pelo Twitter, com a hashtag #blogciencia.

Deixe uma resposta